Nossa História


História

A EMEI Professora Eunice dos Santos, integrante do Sistema Municipal de Ensino, foi criada pelo Decreto nº 17.727/81 de 14/12/81 com denominação de “EMEI Jardim Cidade Nova Pirituba”, bairro onde este localizada. A autorização para instalação e funcionamento se deu através do Parecer CEE n° 1305/82 de 01/09/82.
Iniciou suas atividades em 08/02/82 durante a administração do Sr. Prefeito Reynaldo Emydio Barros e do Sr. Secretário da Educação Sr. Jair de Moraes Neves.
Em 18/06/84, pelo Decreto nº 19790, a escola passou a denominar-se EMEI Professora Eunice dos Santos em homenagem a referida professora pela dedicação ao Ensino Público Municipal da região.
A escola localiza-se em rua paralela à Av. Comendador Feiz Zarzur, fazendo divisa com o CEI Menino Jesus e a EE Prof. Alípio de Barros.
O prédio escolar construído em alvenaria, possui dois andares e ampla área externa, na qual, na década de 80, foram plantadas espécies como alfeneiros, magnólias amarelas, magnólias brancas, paineiras, cipreste, murraia, amoreira, sibipiruna leiteiro vermelho, resedás, hibisco, quaresmeira, limão cravo e mexequeira.
Na área externa destina á recreação há vários brnquedos: prancha vai e vem, balanços, gangorras, gira-gira, macaquinho, brinquedo múltiplo escorregador-foguetinho, casa do tarzan.
Na década de 1990, foi realizada a adaptação do quiosque existente na área externa, que, com seu fechamento, transformou-se em brinquedoteca. O prédio passou também por uma reorganização dos espaços internos com a criação de duas salas no andar térreo e de um novo espaço no andar superior, uma sala multiuso de aproximadamente 60m, onde atualmente são desenvolvidas atividades de vídeo, informática educativa e sala de leitura.
Em 2001, foi realizado aterramento de parte da área externa em declive resultando na ampliação significativa do espaço de recreação, com o remanejamento da maioria dos brinquedos para essa área.
No ano de 2004, considerando a concepção de que o espaço é uma dimensão curricular fundamental para o desenvolvimento do processo educativo, esta EMEI incluiu em seu Projeto Pedagógico, o projeto Horta fundamentado na proposta metodológica” ABC de metodologia científica- Mão na Massa”.
No mesmo ano, a área administrativa sofreu ampliação passando a contar com Secretaria em espaço maior, sala de estudos para os educadores, sala de Coordenador Pedagógico e sanitários para o pessoal docente.
A partir de 2005 a reestruturação dos espaços passou a ser prioridade da proposta pedagógica desta EMEI. As atividades diversificadas e simultâneas entram como momento da rotina.
Em 2009, a quadra descoberta passou por uma reforma no piso, garantindo melhores condições de segurança para a realização das diversas atividades nessa área.
A área de recreação, no ano seguinte, foi ampliada com a adequação de um espaço, antes ocioso, com nivelamento de terreno, adequação de um quiosque e instalação de alguns brinquedos.
No ano de 2011, foi concluído no Projeto da EMEI a cozinha pedagógica e para tanto foi realizada nova reorganização espacial, a fim de garantir vivências relacionadas ao Projeto Horta.
Nesse mesmo ano a escola que antes atendia sua clientela em 3 turnos de 4 horas por determinação de SME, passou a organizar-se em 2 turnos de 6 horas.
A EMEI sempre manteve um quadro estável de funcionários docentes e não docentes, os quais exercem suas funções há vários anos com dedicação e alegria. Havendo, portanto, um bom relacionamento entre os mesmos e a comunidade.
A escola, tem por hábito, realizar eventos que visam a integração da comunidade aos projetos desenvolvidos, tais como: Festa na Roça, Dia da Família na Escola,Festa de encerramento, Oficinas, palestras, dentre outras.

SME-SP

Uma escola da Rede Municipal da Cidade de São Paulo,

sme

Diretoria Regional de Educação Pirituba Jaraguá

dre

Dados Institucionais

Ato de Criação: Decreto nº 17.727 de 14/12/81
Com denominação de Cidade Nova Pirituba, com alteração de denominação pelo Decreto 19.790 de 18/06/84 para EMEI profª Eunice dos Santos e autorização para instalação e funcionamento pelo parecer CEE 1. 305/82 e Parecer CEE 1505/82
Data de autorização : Proc. CEE 1265/82 e Parecer CEE 1505/82
Data de início de funcionamento: 08/02/82
Denominação atual: Pelo Decreto 19.790 de 18/06/84, alterou sua denominação para E.M.E.I PROFª Eunice dos Santos

2010

2010

2013

2013

2015

2015